Apresentação


O Laboratório de História Social do Trabalho (LHIST) está vinculado ao Departamento de História da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista.

Ao longo dos seus 13 anos de existência, completados em 2018, dezenas de pessoas passaram pelo setor na condição de professores pesquisadores, estagiários, bolsistas e voluntários. Mas o LHIST tem uma pré-história, que se inicia entre 2000 e 2001, quando o Departamento de História da Uesb reivindicou a guarda da documentação da Junta de Conciliação e Julgamento de Vitória da Conquista, relativa ao período de 1963 a 1986, que estava prestes a ser eliminada.


Em 2005, um grupo de trabalho, composto por professores e discentes do curso de História da Uesb, reuniu-se no Seminário de Implantação do Laboratório de História Social do Trabalho para traçar diretrizes de ações e definiu, como linhas de ação prioritárias: 1. a sensibilização dos juízes presidentes das Varas do Trabalho da região Sudoeste da Bahia quanto à necessidade de preservação dos documentos produzidos nessas instâncias do Judiciário Trabalhista; 2. o cadastramento institucional de um projeto de pesquisa que pudesse servir como vetor de captação de recursos materiais e humanos necessários ao trabalho de organização, catalogação e divulgação de acervos apropriados à pesquisa sobre a História dos Trabalhadores em âmbito local e regional. 


Ao núcleo documental original, proveniente das instâncias da Justiça do Trabalho, vieram somar-se, no acervo do LHIST outros grupos de documentos, bem como livros e periódicos especializados, provenientes de doações de pesquisadores e instituições. 

No ano de 2006, o projeto intitulado "Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre História Social do Trabalho: Vitória da Conquista e região" foi premiado no Concurso Memória do Trabalho no Brasil, uma realização do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, com apoio institucional do Ministério do Trabalho e Emprego e financiamento da Petrobras, por meio do Pronac (MInc). Os recursos provenientes da premiação foi utilizado na aquisição de equipamentos e materiais de consumo destinados à estruturação e funcionamento do LHIST.

Em 2010, o laboratório foi contemplado com recursos do Proext/Mec, que foram aplicados na aquisição de materiais e financiamento de bolsas de Iniciação Científica. 


Por meio de seus pesquisadores e bolsistas, o LHIST tem afirmado sua vocação para a pesquisa e o seu compromisso com a sociedade, ao fortalecer a extensão universitária, mediante a organização de cursos, exposições e seminários abertos à comunidade. 

O LHIST tem como perspectiva tornar-se uma instituição memória especializada na identificação, preservação, guarda e difusão da memória histórica e cultural dos trabalhadores, uma instância aberta à interação e convívio com a sociedade, votada ao desenvolvimento de atividades, programas e ações que têm como objeto a guarda, o trato e a difusão da Memória Social do Trabalho.